top of page

Financiamento para construção, quais são os riscos?

Atualizado: 16 de jul. de 2023

A modalidade terreno e construção é uma excelente opção para quem busca financiar um imóvel que atenda a todas as necessidades da família, contudo é essencial avaliar alguns pontos antes de assinar o contrato. Nesse texto apresento os maiores riscos da modalidade e como evitá-los.

ree

Não é raro que empreiteiras ajam de maneira irresponsável ao comercializarem imóveis através de financiamento imobiliário. Muitas delas atuam sem planejamento financeiro, o que leva ao atraso, paralisação ou abandono das obras pela construtora. Fazendo com que os adquirentes sejam prejudicados financeiramente e emocionalmente por toda a situação.


Por isso, é de extrema importância que o antes de financiar um imóvel o adquirente busque uma profissional capacitada para avaliar se aquela compra é segura ou se existe risco de o imóvel não ser entregue.


Quais os cuidados devo tomar?

Na modalidade terreno e construção a atenção deve ser redobrada, afinal você só verá o produto final após a vistoria e entrega de chaves, sem que possa avaliar as condições do imóvel antes da assinatura do contrato de financiamento.


O primeiro passo é averiguar toda a documentação do lote. Quando falamos em terreno e construção, a análise dos riscos da transação é mais profunda, sendo fundamental avaliar outros elementos, como: o coeficiente de aproveitamento do terreno, a metragem constante no projeto para o imóvel, as leis de zoneamento urbano, dentre outros pontos junto a municipalidade.


Além de um levantamento a respeito do imóvel é de extrema importância que se examine informações sobre o vendedor, avaliando a sua regular situação civil e capacidade econômica, o que evita que você seja envolvido em possíveis fraudes.

E a construtora?

O ponto mais importante da análise de riscos de um imóvel na modalidade terreno e construção é o exame detalhado da construtora envolvida na negociação. Isso, porque, é a empreiteira quem vai ser a responsável por efetivamente entregar o imóvel.


Muitos compradores não se atentam a necessidade de verificar a construtora, o que acaba a levando a prejuízos financeiros gigantescos, já que uma construtora irresponsável pode atrasar o cronograma de obras aprovado pelo banco ou até mesmo abandonar a obra, gerando inúmeros desgastes emocionais e perda de dinheiro. Uma vez que os compradores seguem pagando as parcelas do financiamento imobiliário, juros de obra e o aluguel sem perspectiva de quando irão receber o imóvel pronto.


Algumas comarcas do estado de São Paulo, como Jales e Estrela d´Oeste, estão repletas de ações movidas contra construtoras que não entregaram os imóveis contratados e os adquirentes seguem pagando as parcelas do financiamento, sendo lesados duplamente, pois não verificaram a fundo a documentação da empreiteira.


Portanto, empreiteira envolvida na negociação deve ser investigada a fundo por uma profissional jurídica com expertise no mercado imobiliário para avaliar a idoneidade da construtora envolvida.



Está pensando em financiar um imóvel terreno e construção, tem dúvidas sobre como tornar essa compra mais segura? Entre em contato nossa equipe te auxiliará a conquistar a casa própria com segurança e sem dores de cabeça. Clique no botão FALE CONOSCO e envie suas dúvidas.




 
 
 

Comentários


Seja o primeiro a receber novidades jurídicas sobre imóveis

Obrigado por se inscrever.

bottom of page