Como aumentar o aluguel em 2024?
- Inaise Rodrigues
- 3 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2024
Todo início de ano muitos investidores do mercado imobiliário e corretores de imóveis buscam entender como reajustar o aluguel para novo ano. Se você está passando por esse momento, nesse texto vou te apresentar soluções para não sair no prejuízo e manter a locação lucrativa no ano de 2024.

Qual a regra para aumentar o aluguel?
O primeiro passo para que locador possa aumentar o aluguel de seus imóveis é verificar o prazo do contrato de locação. Essa informação é necessária, pois, na prática, os contratos de aluguel são reajustados em seus aniversários, ou seja, a cada doze meses de vigência do contrato.
Caso seu contrato tenha prazo superior a doze meses, é preciso verificar qual o próximo aniversário para reajustar o aluguel. Se o aniversário já passou, é indispensável aumentar o aluguel imediatamente.
Outro ponto a ser analisado é o índice de reajuste constante no contrato de locação. A legislação admite que o locador escolha o índice de reajuste, somente proibindo que seja feito em relação ao salário-mínimo ou em cotação de moeda estrangeira. É ele quem vai determinar quanto o aluguel vai subir no próximo ano.
Com base no prazo e no índice é possível verificar se o valor cobrado do inquilino vai aumentar ou diminuir.
Agora, se você precisa de uma análise mais detalhada do contrato vigente para conseguir cobrar a mais do seu inquilino, é preciso que o contrato seja analisando por advogada especialista no mercado de locações.
Dessa forma, é possível verificar pontos fortes e fracos do contrato e elaborar os termos necessários para garantir o novo valor cobrado e evitar questionamentos pelo locatário do novo valor cobrado.
Qual o índice de reajuste do aluguel para 2024?
Essa é a pergunta que mais recebo no começo do ano. Como já disse anteriormente, se seu contrato de locação está vigente, o aumento do aluguel será calculado com base no índice de reajuste constante nele.
Tradicionalmente, o mercado de locações no Brasil utiliza o IGP-M para efetuar os aumentos nos aluguéis. Mas não tenho boas notícias para você que tem seu contrato de locação reajustado pelo IGP-M.
No ano passado, 2023, o IGP-M teve uma redução histórica fechando o mês de dezembro em queda de 3,18% entre janeiro e dezembro. Essa redução abrupta impacta diretamente os locadores de imóveis, uma vez que ao invés de aumentar o aluguel terão que reduzi-lo.
Em contrato de locação com aluguel de 3.000,00 mensais, com a deflagração do índice, o locador deverá diminuir o valor cobrado em R$95,40, a partir de janeiro. Ou seja, um aluguel de três mil reais passará a ser cobrado o valor de R$2.904,60. Quando calculamos o prejuízo ao longo do ano, há um valor expressivo. Principalmente, quando comparado a todo investimento do locador no imóvel para mantê-lo em boas condições para o locatário.
Como aumentar o aluguel do meu contrato aluguel reajustado pelo IGP-M?
Se o IGP-M é o índice de reajuste presente no seu contrato de locação, não se desespere, pois existem soluções jurídicas que possibilitam o aumento do aluguel mesmo em caso de deflação do índice.
A primeira delas é negociar com o locatário, para isso o auxílio de uma advogada com especialização no mercado de locações traz tranquilidade e evita desgastes na sua relação com o inquilino. Uma profissional especializada vai conseguir apresentar os dados ao inquilino com base na legislação e entendimentos dos tribunais, assim as chances de sucesso para um acordo crescem exponencialmente.
Não sendo a negociação possível, uma alternativa é a elaboração de um documento adicional ao contrato de locação com a inclusão de cláusulas que alterem o índice de reajuste para um mais vantajoso ao locador e o blindem contra a redução do aluguel em caso de redução no índice de reajuste do contrato.
Caso seu contrato de locação não seja escrito, é essencial a elaboração de contrato, resguardando, além do índice, prazo de locação e cláusulas de garantia em caso de atraso nos aluguéis. Sem um contrato escrito qualquer alteração ou discussão judicial tem muito mais riscos, o que gera enorme prejuízo financeiro a você, locador.
Independente da solução, é fundamental que o contrato e documentos sejam analisados e elaborados por advogada especialista em contratos de locação, que possui as ferramentas necessárias para resguardar seu investimento e direitos frente a locatários problemáticos.
Seu contrato de locação está reajustado pelo IGP-M e você quer evitar prejuízo com o reajuste no aluguel no ano de 2024? Entre em contato com a nossa equipe, clicando no botão FALE CONOSCO, que podemos ajudá-lo a manter investimento rentável.
Comments